||SEGUIDORES!||

segunda-feira, 13 de julho de 2009

ÍNDIOS x INDIGENAS

PINDO PAU ME E IU RE IUR <=> "por entre palmeiras, tu vieste criar raizes".

"Foi desindianizando o índio, desafricanizando o negro, deseuropeizando o europeu e fundindo suas heranças culturais que nos fizemos. Somos, em conseqüência, um povo síntese, mestiço na carne e na alma, orgulhoso de si mesmo, porque entre nós a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Um povo sem peias que nos atenham a qualquer servidão, desafiado a florescer, finalmente, como uma civilização nova, autônoma e melhor" - Darcy Ribeiro



  • Raposa do Sol

Raposa/Serra do Sol é uma área de terra indígena (TI) situada no nordeste do estado brasileiro de Roraima, nos municípios de Normandia, Pacaraima e Uiramutã, entre os rios Tacutu, Maú, Surumu, Miang e a fronteira com a Venezuela. [1] destinada à posse permanente dos grupos indígenas ingaricós, macuxis, patamonas, taurepangues e uapixanas.
A Raposa Serra do Sol foi demarcada pelo Ministério da Justiça, através da Portaria Nº 820/98, posteriormente modificada pela Portaria 534/2005. A demarcação foi homologada por decreto de 15 de abril de 2005, da Presidência da Republica.[2]
Mais da metade da área é constituída por vegetação de cerrado, denominada regionalmente de “lavrado”. A porção montanhosa culmina com o Monte Roraima, em cujo topo se encontra a tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela.
É uma das maiores terras indígenas do país, com 1.743.089 hectares e 1000 quilômetros de perímetro. [3] O Brasil tem atualmente cerca de 600 terras indígenas, que abrigam 227 povos, com um total de aproximadamente 480 mil pessoas. Essas terras representam 13% do território nacional, ou 109,6 milhões de hectares. A maior parte das áreas indígenas - 108 milhões de hectares - está na chamada Amazônia Legal, que abrange os Estados de Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Acre e Amazonas. Quase 27% do território amazônico hoje é ocupado por terras indígenas, sendo que 46,37% de Roraima correspondem a estas áreas.[4]
A Raposa foi identificada em 1993 pela FUNAI. Demarcada durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso, foi homologada em 2005 pelo seu sucessor, Luís Inácio Lula da Silva[5] É formada por imensas planícies, semelhantes às das regiões de cerrado, e por cadeias de montanhas, na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Nos limites da TI encontram-se o Monte Roraima, ponto culminante do Estado, origem de seu nome e uma das montanhas mais altas do Brasil, e o Monte Caburaí, onde fica a nascente do rio Ailã, ponto extremo norte do país. Na área vivem cerca de 20 mil índios, a maioria deles da etnia macuxi. Entre os grupos menores estão os uapixanas, ingaricós, taurepangues e patamonas.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Raposa_Serra_do_Sol
  • Entenda a polêmica em torno da reserva Raposa Serra do Sol


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira pela demarcação contínua da área de 1,7 milhão de hectares da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, alvo de uma disputa entre grupos indígenas e agricultores que ocupam a região.
Dez dos 11 ministros do Supremo votaram pela demarcação contínua da reserva, do modo como foi homologada por um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2005.
Com a decisão, toda a área passará a ser ocupada apenas por grupos indígenas.
Os grupos não-indígenas, que defendiam a demarcação da área em ilhas, o que possibilitaria a produção agrícola na região, serão agora obrigados a se retirar.
Confira a seguir algumas questões que explicam a polêmica.
A ação começou a ser julgada em 27 de agosto de 2008, quando o relator, ministro Carlos Ayres Britto, votou pela demarcação contínua da área.
A discussão, no entanto, foi interrompida por um pedido de vista do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, e retomada em dezembro.
Em dezembro, mais sete ministro se colocaram a favor da demarcação contínua, entre eles, Menezes Direito.
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/03/20/entenda-polemica-em-torno-da-reserva-raposa-serra-do-sol-754920481.asp


PINDORAMA - "PAÍS DAS PALMAS" - BRASIL 
Índios do Brasil








 


http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAK9bSnNOnAaHtGmpYpekYEBpKGhSfThG9KGE1okHD_4VtFFd_jftr62WUKmdbNUzAIynDnGVlED7BokouAwDWL8Am1T1UIMT_-7LgHUG-ls_Lr6uLJkBW0FC.jpg

*TUPI: (mi-mi) *JAPONÊS (mi) *PORTUGUÊS (semente) 

*TUPI: (arassy ) *JAPONÊS (arashi) *PORTUGUÊS (tempestade)
*TUPI: (sumarê ) *JAPONÊS (sumire) *PORTUGUÊS (flores do campo) 
*TUPI: (curi) *JAPONÊS (kuri) *PORTUGUÊS (Castanha)
*TUPI: (ru aisó) *Japonês (querendo saber) *Poruguês (folha formosa)
Leia mais: www.sonoo.com.br/TupiPortuguesJapones.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário