Ru Aisó - Maria Al. Teixeira - Baiana - Angoleira Entusiasta - Itapagipe - Salvador - NE - Brasil - @ruaiso - ruaiso @ msn.com
Blog II Ru Aisó - Ide(URL) www.odobrao.blogspot.com.br
(Editando - Errando e Acertando - Ru Aisó)
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Obs: Iês - Vocês já perceberam que emanam frases referente a capoeira.

Não sou a: Besoura, Maria Filipa, Pastinha(inha), Bimba(inha), Noronha(inha), Bentinha, Benedita, Aqualtune, Dandara, Eva Maria do Bonsucesso, Teresa de Benguela, Luísa Mahin, e outras. Apenas pratico capoeira escrevendo(trovas/poesias) e na vida real: 'dando' e levando rasteira, ou seja, quero apenas estar perto e/ou por próximo do seu universo, porque ela é uma mãe e assim: acalanta e puxa a orelha, logo ensina (Capoeira) tudo no momento certo.
"Uma maçã, depois de podre não voltará a ser vermelha tão pouco verde, a
menos, que sua semente germine o novo, isso é muito além de uma lógica,
apenas uma verdade e podemos perceber dentro disso diversas hipérboles
metáforas" - Ru Aisó
"O verdadeiro autor é a inspiração, pois é o nosso segundo eu inerente de ser." Ru Aisó
"Não apague as luzes. Acenda urgente." Ru Aisó
" O virtual é a capa, logo as almas: as letras bem pensadas" - Ru Aisó
"Gere a paz na prática - Pacem in terris - Res, non verba" - Ru Aisó
"Nem sei, que língua domino, mas sei o que penso". - Ru Aisó
Outro I - Pensamentos Ru Aisó
Outro II - Pensador - UOL - Ru Aisó
"Nem sei, que língua domino, mas sei o que penso". - Ru Aisó

Outro I - Pensamentos Ru Aisó
Outro II - Pensador - UOL - Ru Aisó
Brotações - Poesias - Capoeira - Trova - Capoeira - Registrado
(Ru Aisó - Maria Al. Teixeira - Bisneta do Boaventura e do Rocha)
- Obrigada pela sensibilidade a você pesquisador(a) por adicionar minhas inspirações em relação a capoeira em suas citações de teses/TCC. E identificar ser uma citação minha (Ru Aisó, pseudo/alcunha)- Gratidão;
- Fico muito grata por aqueles que copiam e trocam algumas palavras para dizer que são seus feitos, tenho acompanhado a substituição de sinônimos e inversões de estruturas, mas não tem problema... Deus a tudo ver, afinal quem não pode fazer isto, sou eu - Até porque nascem e renascem mais e mais [Creio que iria gostar das outras dezenas já produzidas e bem amparadas em meus acervos e em breve divulgadas] - Gratidão a ti também.

"A Capoeira é completa, pois é preciso cantar, tocar, dançar, lutar, estudar o contexto histórico, ensinar e sorrir com humildade." - Ru Aisó
"Nós brasileiros temos Cultura - Precisamos preservá-la e propagá-la de forma coerente. E ter suportes públicos e/ou privados e da sociedade, que entendem o que significa o termo na mente e no coração." - Ru Aisó
"O salto mais bonito da capoeira, ainda é a humildade, logo pratique muito!" Ru Aisó
"Pratique Capoeira para modelar a alma e a mente, porém não com o fito de modelar apenas o corpo, pois este objetivo último: é uma consequência visível e a menos importante..." Ru Aisó
"Racismo é uma doença cíclica de alma, que gera ódio e prazer em pessoas racistas sobre os seus alvos..." - Ru Aisó
"Declare seu amor a Capoeira! Participem das rodas, mas não seja mais um(a) vaidoso(a)! Afinal ter humildade é preciso, tanto quanto respirar. E praticando assim: é emanar filosofia, trovas e paz..." - Ru Aisó
"Capoeira: é uma magna Família, que nem a morte separa, pois no futuro: tornará em ricas lembranças (saudade) para quem fica e essências sem fim para quem se vai." - Ru Aisó
"Adeus de capoeirista é uma farsa. 'Adeus, Adeus (Boa Viagem)', mas sempre voltamos para a próxima roda, para o próximo treino e para tudo que amamos." - Ru Aisó
"Sem humildade você jamais será um capoeirista, mas apenas um lutador de capoeira..." - Ru Aisó
"Capoeira é como um jogo de xadrez, mas no nosso caso e momento, todas as peças pretas, por exemplo, se transformam em 'uma magna plural' apenas e com as outras brancas, também ocorre o transformar em outra plus magna.
Onde tudo se passa em uma roda e/ou semicírculo e não em um tabuleiro/quadrado, ou seja, jogo de inteligência, de pensar, de filosofar, de calma e aprendizados mil, sendo que ganhar ou perder é apenas um detalhe. O importante é participar, logo se olha o antes e o depois das coisas, ou melhor, é preciso pensar antes e depois, porém sempre olhando 'no olho' com humildade e atento, afinal nunca sabemos, até onde preencherá o ego de um 'lutador de capoeira' ao machucar um capoeirista para se engrandecer no mergulho de um perigosa vaidade. Portanto, capoeira nos ajuda a tangenciar e a nos proteger dos caos da vida, ou seja, nos auxilia a viver de maneira proba e de cabeça erguida, porque assim nos tornamos fortes, não esquecer, que os músculos eminentes são apenas um outro detalhe..." - Ru Aisó
"Capoeira é um substantivo feminino, onde homem e mulher praticam, logo jogam. E por isto, um iê nunca é sozinho, a família já fora formada. E mais: é delicada como uma mulher e rude como um homem, porém no momento, que assim precisar ser." - Ru Aisó
"A vida é um jogo de xadrez, se olha o antes e o depois das coisas..." - Ru Aisó
"Como identificar um Mestre de Capoeira?
O Mestre é aquele, que diz: ainda não sei nada, mas aprendo em vida e em anos a fio com meus alunos: a lutar, a dançar, a tocar e a cantar no semicírculo e/ou no círculo(roda). Agora se me ocorrer ou se acontecer de ser "doutor honoris causa" é porque a humildade e a dedicação vieram e veio-me antes." - Ru Aisó
"Todo jogador de capoeira: usa a vaidade na roda, mas todo capoeirista: usa a alma e jamais machuca seu camarada, seu amigo iê, então neste momento ele reflete, sinaliza com todo cuidado o desenhar do que nunca faria.
Por isto, que nós capoeiristas temos, que aprender a esquivarmos bem, afinal nunca se sabe até onde esta o pico da vaidade de um lutador de capoeira, afinal ele é somente isto. E esquece o evento a sua volta. São tantas magnas almas camarás e um lutador laguista/narcisista. Então, é preciso elevar o zelo, porque 'ele' se acha melhor, só quando ver: te machucando, pois só 'joga' e nunca é camará, nunca é d'agola, nunca é regional. Nunca é: um capoeira. - Ru Aisó
Salve! Salve! Salve! Os humanos lindos do circulo e/ou do semicírculo. Nunca machuquem seus mestres e os novatos, nem outrens, afinal um já sabe como te cessar, este é o mestre e o outro no futuro fará o mesmo, este é a aurora, também cresce e se tornará um mestre com calma e alma." - Ru Aisó
“Sabido: os negros, as senzalas, o candomblé e a capoeira não eram e nem viviam separados. Até porque esta era a realidade.” - Ru Aisó
"Quem pratica capoeira, nunca é órfão, afinal temos uma eterna família. Meu Mestre: um pai, a Capoeira: uma mãe, os grupos do Brasil* e do mundo, meus e seus irmãos." - Ru Aisó
"Quem pratica capoeira, nunca é órfão, afinal temos uma eterna família." - Ru Aisó
"Quando passamos a fazer parte do universo lúdico da capoeira, é aí, que passamos, também a pertencer a uma nova e eterna família. E quem pensa, que anda só, esta enganado(a). Hoje cada grupo é uma família e/ou mais um irmão e a capoeira a casa e o mesmo sangue de todos, logo somos uma família grande. Muito grande." - Ru Aisó
"
- Mestre estou apaixonada.
- Vamos pra roda, que passa.
- Certo. E fui...
- Oxe! Mestre. Passou nada! Tomei foi uma rasteira, estava desligada e apaixonada.
Mas cai bem na negativa e noutra em queda de rim, ainda apaixonada, fui 'angolar' capoeira.
- Ele: conselhos mil...
- Vi e percebo sempre, que todo Mestre, é no fundo e no topo um grande pai.
Portanto, zele e acalante seu Mestre(pai/mãe), eles sempre cuidam de nós." - Ru Aisó
Mestre Bravo ou 'Brabo'?
- Seu Mestre de Capoeira é furioso?
- Sim.
- Não é não, afinal brincadeira vez em quando é bom, mas quando é demais: é porque
tudo já passou dos limites.
- Sim
- Nunca 'brabo', mas sempre bravo, corajoso, educado e educador, logo um pai e/ou quando é uma mulher uma mãe. - Ru Aisó, Maria Al. Teixeira
"Todo jogador de capoeira: usa a vaidade na roda, mas todo capoeirista: usa a alma e jamais machuca seu camarada, seu amigo iê, então neste momento ele reflete, sinaliza com todo cuidado o desenhar do que nunca faria.
Por isto, que nós capoeiristas temos, que aprender a esquivarmos bem, afinal nunca se sabe até onde esta o pico da vaidade de um lutador de capoeira, afinal ele é somente isto. E esquece o evento a sua volta. São tantas magnas almas camarás e um lutador laguista/narcisista. Então, é preciso elevar o zelo, porque 'ele' se acha melhor, só quando ver: te machucando, pois só 'joga' e nunca é camará, nunca é d'agola, nunca é regional. Nunca é: um capoeira. - Ru Aisó
Salve! Salve! Salve! Os humanos lindos do circulo e/ou do semicírculo. Nunca machuquem seus mestres e os novatos, nem outrens, afinal um já sabe como te cessar, este é o mestre e o outro no futuro fará o mesmo, este é a aurora, também cresce e se tornará um mestre com calma e alma." - Ru Aisó
"Como identificar um Mestre de Capoeira?
O Mestre é aquele, que diz: ainda não sei nada, mas aprendo em vida e em anos a fio com meus alunos: a lutar, a dançar, a tocar e a cantar no semicírculo e/ou no círculo(roda). Agora se me ocorrer ou se acontecer de ser "doutor honoris causa" é porque a humildade e a dedicação vieram e veio-me antes." - Ru Aisó
"Quem sabe o segredo da
Lua é o Clarão do Sol" -
(Canarinho d'Alemanha - Capoeira)
"Capoeira que é bom. Não cai!
E se um dia ele cai. Cai bem!"-
(Baden Powell/Vinícius de Morais)
"O Esporte não Constrói o Caráter, ele o Revela"
- (Heywood C. Broun - 1889-1939)
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- CAPRECIOLOGOS - APRECIOLOGOS DA CAPOEIRA
O Filme Besouro
Texto: Maria A. Teixeira/Ru Aisó - @iecamarabahia
Recomendo a todos os capoeiristas e “apreciólogos/capreciólogos“ com toda humildade e ausência de
qualquer vaidade, seja ela qual for e/ou em teor de possível existência
percebida, que ‘assistam’ ao Filme Besouro – ano 2009, pois
infelizmente muitos apenas ‘viram’, o
que me pareceu, em um resultado muito
insensível e debilitado, ao citarem: “deixou muito a desejar”. Então para quem assistiu, que reassista e para quem viu,
apenas neste caso indico: não reveja, mas assista. Depois, reassista a fim de apreciar verdadeiramente, sem
deixar passar os ricos detalhes das pesquisas, traduzidas em um importante
projeto baseado na nossa cultura raiz e em uma Bahia de 1924.
O convite, por quê?
Porque, é tão difícil possuirmos um grande acervo de filmes,
trabalhados em pesquisas certeiras, relacionando a capoeira e os humanos belos
negros, aqui escravizados com apoio da lei tendenciosa (parece livre, mas não
é...) daquela época, sem uma ideia mínima e/ou máxima, que justifique a tudo
isso. Por este, também delicado motivo, que o fiz.
Outro Foco
O filme não tem como foco fazer documentários mil de
diversos mestres como é o comum nas fontes fáceis. A longa metragem, portanto
não cravou filmar horas a fio de rodas e documentários com estilo de
entrevistas, e sim mostrar, baseando-se em ‘remotar’ uma Bahia dos anos vinte,
daquele século XX, repletos de acontecimentos históricos. Motivado por intensas
e graciosas pesquisas, cujas não podem ser desconsideradas, jamais.
E se for? É um erro sem tamanho! Pois é preciso a existência de
analises como estas, para catalogarmos mais longas, permitindo assim, ter
acervos para estudos de interessados no assunto e naquele tempo. Momento este,
sabido: os negros, as senzalas, o candomblé e a capoeira não eram e nem viviam separados.
Até porque esta era a realidade.
Sentimentos
Com carinho é possível sentir, perceber nas consultas valiosas, até
mesmo magnas aulas e aulas a todo momento, principalmente, quando o caminho se
deve para o candomblé/orixás – Até mesmo segredos, nem sempre revelados ou
escritos, devido a oralidade a ouvidos certos.
Quem não respeita a cultura, a história, a religião/afro, dos nossos
antepassados, o candomblé, por exemplo, muito reprimido, ainda mais no século
passado. Não está preparado ou não deve penetrar no universo da capoeira mãe
e/ou os afluentes dela, porque perde a oportunidade de entender as pesquisas,
logo o filme todo.
“Sabido: os
negros, as senzalas, o candomblé e a capoeira não eram e nem viviam separados. Até porque
esta era a realidade.” - Ru Aisó
Temos sim de fato, a sorte de aprendermos sobre algumas entidades
afros, como: Ossain, Iansã, Oxum e Ogum, etc. Engraçado e irônico, que
atualmente muitos falam: sou crente e agora não jogo/pratico/ensino mais
capoeira. Porém, jamais ouvirá, torne-se candomblecista para depois ser
capoeirista. Não é isto. Mas é preciso respeito com a origem. É necessário
lembrar, os cânticos narrativos, os toques, os sentimentos, os sermões
característicos nas canções e no abordar dos mestres com seus alunos tem origem
real. Portanto, será falido o entendimento, caso não seja, respeitado a cultura
da nossa ancestralidade. Não percole o filme, apenas por ver e criticar, mas
absorva e aprenda qualquer comentário negativo leve, que seja, estará sim
ferindo uma mãe/raiz, a complexa e completa filosofia de resistência. De pai
mesmo, apenas são os mestres. E as mestras? Mães afluentes. Todos eternos
alunos profundos.
Os Leigos...
Por falta de informação, até mesmo pela cega e velha ignorância,
queriam um projeto/filme só de documentários com horas e horas de rodas e/ou
algum mestre vaidoso ou não a falar. Já temos muitos documentos/documentários
com este perfil de gravações (mestres conhecidos e desconhecidos). O feito nesta
longa, não era para isto, o que não deve ser desprezado, também quando ocorrer,
porque é mais um acervo para nós. Afinal há espaço para todos e para as novas
ideias, também, como foi o Besouro/Filme. O evento deu vida, mostrou que os
camarás têm sentimentos (tristes ou alegres), seja por via de alegria, dor,
lamentos, decepções, pensamentos, olhares, ódio e amor com uso de personagens
representativas e muito bem selecionadas. Os atores as personagens fictícias (Dinorá,
Chico, Quero Quero, Zumira, Capitão, Noca, etc.), mas Besouro e Mestre Alípio
mais que um fato, muito bem tocado.
Nas rodas do dia a dia isto não é percebido, apenas o show dela e não
conta, o que é um capoeira, suas lutas e seus sentimentos. Os erros e acertos
nas rodas: os golpes/toques/cantos. Nesta película conseguimos relembrar, que
um capoeirista chora, rir, erra, acerta, aprende e ensina, na roda e na vida a
fora. Sobretudo o que tem no coração, porque cada vida é uma conquista, uma
ideia, um sentimento e uma história – E capoeira é isto, uma diversidade com
origem e sem fim.
Enfim, tão didático e tão plural, educativo e emocionante nos
encontramos nesta galeria de aula audiovisual. Tudo em um só lugar, por isto
vale a pena recordar do convite: assista se desejar aprender e a ensinar com
mais confiança. Vale lembrar, também, que capoeira começou nos engenhos, nos
momentos de estivas entre alegrias e tristezas na Bahia aos pés nus de lindos
homens e lindas mulheres, ambos interessados no futuro melhor. Camuflando lutas
em dança e o nosso imaterial patrimônio cultural brasileiro, onde habitam
pessoas e não personagens. Vale a pena o observatório de uma hora e meia de
aprendizado.
“O herói nasce quando o inimigo vacila. Quando ele comete o
maior erro de achar, que pode acabar com tudo, mas é nessa hora que ele acaba de fazer tudo
começar.” – Mestre Alípio
“O capoeira bom mesmo caminha na sobra para não ser notado.”
– Mestre Alípio
“Sempre que o sol estiver de um lado. Vai ter sombra do
outro.” – Mestre Alípio
“A morte não existe. Morte é viver debaixo da bota dos
outros.” – Mestre Alípio/Sapo
[Manoel Henrique Pereira (1895/ou 1900 — 1924), mais conhecido como Besouro Mangangá]
“É só dar a carniça
certa que urubu abre o bico.” – Capanga Noca/Personagem/Besouro
“É só misturar cachaça com frango preto, negocio mesmo vai
dar em macumba” – Capanga Noca/Personagem/Besouro
O Filme Besouro foi inspirado no Livro Feijoada no Paraíso -
Marco Carvalho
"Dos filhos deste solo
És mãe gentil,
Pátria amada, Brasil!"
(Hino Nacional Brasileiro)
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Pátria amada, Brasil!"
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